domingo, 23 de outubro de 2011

Bolos

Cada dia aprendo novas técnicas da arte de fazer bolos. Ainda tenho muito o que aprender e sou uma iniciante nessa área. Então vou postar os bolos ando que fazendo e falar um pouco de cada um.
O primeiro bolo que fiz foi para o aniversário surpresa do Manoel, que trabalha na nossa farmácia. Era pra ser só para os três funcionários, meu marido e eu. Então fiz um bolo pequeno com apenas uma camada de recheio e decoração simples. Na época não entendia nada de bolos, só tinha boa vontade e amava cozinhar. O resultado é que todos gostaram e isso serviu de empurrãozinho para os próximos bolos que viéram.

 Bolo com recheio de doce de leite e ameixas, com 
cobertura de chantily e decoração de chocolate.

O segundo bolo foi para um misto de chá de lingerie da minha irmã (Pâmella), nossos aniversários e despedida de minha outra irmã (Palloma) que estava indo morar em outra cidade. Resolvi testar a pasta de chocolate que havia aprendeido em um curso. A pasta até que ficou gostosa mas não consegui deixar o bolo retinho. Fiz tambem umas flores com pasta americana. Ficou assim:

Bolo branco e de chocolate, recheado com ganache de chocolate
ao leite e morangos, coberto com pasta de chocolate e decorado
com flores de açucar e chantily.
 
O terceiro foi um mini-bolo que eu fiz só para testar a pasta de chocolate branco. Na foto ficou azul mas na verdade era lilás.


O quarto bolo ee fiz para minha sobrinha Daniele. Foi o primeiro coberto de pasta americana. Tive muitas dificuldades mas no final gostei dos resultados. Infelizmente durante o transporte o bolo tombou um pouco então achei melhor nem tirar fotos.
Depois fiz meus primeiros cupcakes. Foram para o chá de panela da Pâmella. Eram de chocolate, com gotas de chocolate e decorados com pasta de leite ninho:








O próximo eu fiz para uma pessoa que pediu só para comer em casa. Eu havia acabado de assistir o DVD de confeitaria da Isamara Amâncio e resolvi decorar o bolo só pra treinar. Acho que por ser o primeiro que eu usei os bicos de confeitar, até que não ficou ruim.

Bolo branco, recheado com uma camada de prestígio e 
duas de brigadeiro, decorado com chantilly.

Esse eu fiz pra comer em casa aproveitando a época de morangos:



O próximo bolo eu fiz para uma encomenda de aniversário.


Esse é o bolo que fiz para o Guilherme, filho de minha prima Suelem.Quando ela me disse que o tema da festa ia ser fazendinha fiquei super animada para moldar os bichinhos com pasta de leite em pó. Ficaram muito fofos:





Bolo branco e de chocolate, recheado com pêssego e brigadeiro,
coberto com chantilly e decorado com bichinhos de leite em pó.

domingo, 9 de outubro de 2011

Primeiro aninho da minha filhota!

Logo que decidimos fazer a festa de 1 ano da Valentina eu resolvi que ia fazer muitas coisas em casa e na verdade era a primeira vez que me aventurava nesse campo.
Depois de algumas pesquisas na net e comprar os materiais, criei coragem e comecei.
O tema era jardim da joaninha então fiz um convite verde com uma joaninha toda feita com recorte de papel na capa e por dentro com flores de papel e joaninhas de EVA. Fiz a joaninha ficar em alto relevo e por fim enrolei uma fita preta com uma etiqueta em forma de folha para identificar os convidados.
Deu muito trabalho pois eram 45 convites mas quando vi todos ali prontinhos fiquei muiito satisfeita e na hora da entrega todos elogiaram.




O segundo passo foram os enfeites da mesa de guloseimas. Fiz então um suporte para cupcakes,  um vasinho para colocar flores de jujuba e duas topiarias de marshmallow.







Os centro de mesa ficaram uma graça. Comprei copos pretos imitando vasinhos de flor, decorei com uma fita e laço vermelhos, coloquei uma estaca dessas de jardim com bichinhos de mdf (eram 13 no total, cada um com um bichinho diferente), enchi de rococó verde e flores de jujuba e coloquei uma placa na estaca com a frase "Jardim da Valentina". Infelizmente não fotografei. Consegui só uma foto mas a qualidade ficou péssima. vou postar só pra dar uma ideia.



Depois foi a vez das lembrancinhas. Vi um modelo de porta bombom em forma de joaninha na net e copiei. No inio foi difício mas logo peguei o jeito. Depois de prontas coloquei dentro um bombom que eu mesma fiz.



Por último fiz os cupcakes de morango e o bolo que foi recheado de musse de chocolate e maracujá. Na decoração usei chantilly, fiz os bichinhos de massa elástica e o terceiro andar eu fiz em forma de joaninha. Achei muito fofo e tava uma delícia. Espia só:


E é claro, não poderia faltar uma foto da linda aniversariante vestida de joaninha.